BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

terça-feira, 13 de março de 2012

Carnaval em Iguape – Blocos animam a festa nas ruas da cidade


Este carnaval fui conferir a festa dos foliões de Iguape, na região do Vale do Ribeira, distante a 202 quilômetro da capital paulista. Para quem gosta de carnaval de rua e à moda antiga, é um dos melhores em todo o estado.

Iguape é uma cidadezinha no litoral sul, bem pequena, porém muito aconchegante e histórica. Durante o carnaval, recebe milhares de pessoas que curtem a festa que acontece em um ambiente bem alegre e familiar.

Desde pequena conheço a região, e posso dizer que a cidade é realmente bem legal. O carnaval é uma tradição à parte, e para quem adora a festa de uma maneira mais tradicional, como eu, provavelmente se apaixonará pelo carnaval de Iguape. Quando digo carnaval tradicional, falo sobre o carnaval com blocos na rua e músicas em ritmo de marchinha, com aquela letra fácil de decorar.

Lá, a festa funciona assim: bloquinhos já tradicionais saem durante a tarde e a noite dando volta em torno da basílica. Dentro dos cordões está a turma que comprou o abadá, e quem só quer curtir os blocos vai atrás do trio elétrico.

Os blocos que mais arrastam os foliões são: Boi Tatá, Zé Pereira e Banho da Dorothéia. 

O bom de ir para Iguape é que você não fica restrito apenas ao carnaval. Bem ao lado está Ilha Comprida e as praias da Juréia, que ajudam a refrescar os dias quentes do verão.

Basílica de Iguape
O carnaval também rola na Ilha Comprida, sendo que muitos foliões ficam hospedados por lá e vem curtir o carnaval de Iguape algumas noites, ou vice-versa. Na Ilha, além dos bloquinhos e escolas de samba que desfilam na rua principal, também acontece o show com banda tocando axé e outros ritmos alegres na areia da praia.

E Iguape também não é só praia. Tem museu, o mirante do Cristo, e o centro histórico, que é o charme da cidade.

Se gosta de carnaval de rua e ainda não foi conferir o de Iguape, fica a dica para o próximo ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário