sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Atenção!! Suspensa vacinação em cães e gatos em SP


A campanha de vacinação contra raiva em animais domésticos, que começou no último dia 16 de agosto, foi suspensa em todo o Estado de São Paulo. O motivo seria a morte de cães e gatos após terem tomado a dose da vacina. 
Segundo a Secretaria da Saúde, alguns animais passaram a ter reações estranhas e outros vieram a morrer, inclusive de choque anafilático, o que poderia ter ocorrido em decorrência da vacina. 
Consta que a referida Secretaria recebeu 567 notificações de reações diversas sofridas por animais que tomaram a vacina. Os mais afetados seriam os de pequeno porte, como gatos e pequenos cachorros. Cerca de 121.700 animais já foram vacinados, e com a suspensão da campanha o Instituto Pasteur fará a devida investigação dos lotes de medicamento comprados com os casos já ocorridos.
Se você já levou seu bichinho para vacinar, fique atento às reações que ele possa vir a ter nos próximos dias. Falta de apetite, dificuldade para respirar, sangramentos e depressão (que pode estar sendo causada por possível dor), podem ser o sinal de que você precisa urgentemente leva-lo ao veterinário, além de entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonozes ou o posto no qual ele recebeu a dose da vacina.
Esta situação é assustadora, pois a gente conscientiza que é preciso imunizar os animais e de repente ele pode até morrer em decorrência dos nossos cuidados. A vacina contra a raiva é muito importante, e esperamos que as autoridades dêem a devida atenção e urgência ao caso. 
Se isso está ocorrendo de modo geral, o problema pode estar mesmo no medicamento. Que seja então brevemente comprovado, pois nossos bichinhos não podem ser expostos a produtos que os façam mal.

Fonte: Uol e Correio Braziliense

5 comentários:

  1. Nossa ainda bem que me avisou.Ia levar meu cachorro esse fds e ele é de porte pequeno...

    Espero que resolvam logo e que tudo dê certo.

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia,

    Fiquei sabendo pelo jornal. Um absurdo acontecer uma cois desta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus!! Isso é muito sério.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvia

    Obrigada pela visita :)

    Conheço uma pessoa nessa região. O que você precisa?

    ResponderExcluir