BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dica pra quem gosta de passar frio nas montanhas


Em minhas férias do ano passado eu estava meio sem grana e sem saber pra onde ir. É de praxe que todas as férias gosto de conhecer um lugar novo. Então comecei minhas pesquisas...

Encontrei uma tal de Visconde de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro. Nas referências, vi que era próximo a Itatiaia, lugar que também me interessava conhecer. Mas lendo as dicas do pessoal na internet, vi que Visconde de Mauá era mais barato do que Itatiaia. E como não tava pra esbanjar, aprofundei minhas pesquisas sobre o lugar.

Satisfeita com o que pesquisei, resolvi marcar um final de semana das minhas férias para conhecer a região. Era mês de setembro de 2008.

Fiquei na Pousada Magia das Montanha, na vila de Maromba, e aliás, adorei o local. Bom, só recomendo pra quem não tem frescura com luxo, pois o quarto que fiquei é simples, mas ideal pro meu bolso e descanso. A diária é bem em conta, mas eles também tem quartos mais sofisticados pra quem prefere um conforto maior. E tem um waffle no café da manhã...Que delícia!! Sem contar com o aconchego da lareira...




Vista da subida da serra em Visconde de Mauá

É recomendável fazer a viagem ainda com a luz do dia, pois a serra não tem nem asfalto. Durante a subida, têm vários mirantes para tirar foto, a paisagem é linda.

Como eu disse, fiquei na vila de Maromba, então passamos pela vila de Visconde de Mauá e a vila de Maringá. Vilinhas muito pequenas, mas são todas uma graça. Ah, detalhe: em Maringá é só atravessar uma ponte e você estará em Maringá/MG. Tem ótimos chocolates lá.




Vila de Maringá/RJ

Conheci algumas cachoeiras próximas, como a do Escorrega, a Toca da Raposa, Poção da Maromba e Santa Clara. Todas muito lindas, um espetáculo pra quem curte a coisa.




Cachoeira do Escorrega

Outra coisa boa em Visconde de Mauá (quando falo isso, refiro-me a todas as vilas que compreendem a região), é o preço das coisas. Muitoooo barato para se comer por lá. E a comida é de dar saudade, viu! Não me lembro mais dos nomes dos restaurantes para dar a dica, mas não é difícil achar comida boa e com preço bom. Vale a pena provar o filé de truta defumada e o fondie da região. E também é legal de conhecer os vários trutários que há por lá. Mas vá sem fome, porque o peixe é pescado na hora (em muitos lugares você ainda pode escolher qual truta quer pescar), e demora pra assar (fui com fome e chorei até vir o almoço..rsrsrsrs)




Vista do alto da vila de Maromba

Antes de ir embora ainda comprei um monte de camisetas para dar de lembrança, coisa básica, mas que sempre é legal receber.

Uma outra dica legal é antes de voltar pra casa dar uma passadinha em Penedo. Como a diária do hotel geralmente encerra ao meio-dia, aproveite pra conhecer a Casa de Papai Noel - Pequena Finlândia em Penedo. Uma graça de lugar. E outra: os preços das coisas lá são muto bons. Comprei uma colcha de casal de linha por R$ 25,00, na época. E tem na cidade toda muito artesanato, doces, licores, compotas, enfim...tudo muito bom.

Essa é a dica pra quem gosta de passar um fim de semana curtindo um friozinho da montanha. Digo que valeu muito a pena, e que pretendo voltar lá assim que possível. Amei Visconde de Mauá!!




Casa de Papai Noel em Penedo

Um comentário:

  1. Lugar maravilhoso, ficamos hospedados em penedo mas não deixamos de visitar visconde de mauá, maromba, maringá rj e mg, almoçamos em um restaurante chamado agua viva na vila de maromba e comemos uma maravilhosa picanha na pedra. No fundo do restaurante estava o rio preto que corta maringa e divide rj e mg.
    Desci duas vezes a cachoeira do escorrega, a Tati quando colocou o pé na agua gelada desistiu na hora, e eu ja estava la embaixo esperando a cabeçuda chegar rs, na queda de 8 metros não há registros do meu salto, pois minha esposinha querida não quis ficar olhando, muito menos quis fotografar, e ainda fez o guia do passeio ficar de prontidão caso eu não subisse logo rs. Conhecemos ainda o véu da noiva que é uma cachoeira maravilhosa, e como não podia deixar de ser, muito gelada.
    A única coisa ruim do passeio é a viagem, apesar de não ser longe de penedo (35km aproximadamente) a estrada é muito ruim, e a tensão dura mais ou menos duas horas.
    Eu não pderia deixar de elogiar e recomendar a pousada que ficamos em penedo, e que por sinal é conhecida como a melhor da região, trata-se da pousada suarez. Especializada em lua de mel, mas como atrações pra toda a família, ótimo lugar pra passar um final de semana ou férias, cercada por lindas paisagens e com toda uma infra-estrutura.
    Vale a pena conhecer!

    ResponderExcluir