BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conhecendo Punta del Este




Durante minha estadia em Montevidéu aproveitei um dia para conhecer Punta del Este, a praia mais badalada do momento na América Latina.

A 140 km da capital uruguaia, é muito fácil chegar até lá. Próximo à cidade há um micro aeroporto, o que facilita para quem quer chegar diretamente de avião. Também o acesso é fácil para quem vai de carro, como para quem vai de ônibus.

Vou falar do meu caso: fui de ônibus. De Montevidéu sai ônibus toda hora direto para Punta no Terminal Tres Cruces, que é uma espécie de rodoviária anexa a um shopping, bem estruturado por sinal.

Minha estadia foi de quatro dias em Montevidéu, e como disse no post anterior, em dois dias você já consegue visitar o básico na cidade, o que facilita para conhecer outras cidades daquele país. Mas escolhi Punta del Este por ser a cidade mais famosa por ali.

A viagem de Montevidéu até Punta em ônibus dura umas duas horas em média. Por isso, dá para ir e voltar no mesmo dia, que foi o que fiz. O ônibus para no terminal da cidade, que já fica bem de frente a estatua La Mano, bem conhecida na cidade.

Toda a parte principal da península você consegue fazer a pé, se não tiver problemas com caminhada. Dura em torno de três horas a volta completa na península. Fizemos toda essa parte andando, pois é a maneira mais fácil de você conhecer o lugar. Não é grande, apenas tem o fato de que você também acaba parando muito para tirar fotografias.

O legal de Punta del Este é que de um lado você está na beira da praia do oceano Atlântico, e do outro está na beira do Rio del Plata. Porém, a água é gélida, impossível de pegar uma ondinha, a não ser que seja surfista ou não se importe com água fria. Fui em pleno inverno, mas pelo que já ouvi dizer, nem no verão a água esquenta. Para ter uma ideia, dei de cara com leões marinhos por lá. Só faltou ver pinguins...

Lógico que Punta é muito mais do que a volta na península, porém optei por conhecer somente o básico, mesmo porque não havia tempo suficiente. Mas ali mesmo você encontra a Calle Gorlero, a principal rua da cidade, com lojas e restaurantes, e paralela a ela está a Fashion Road, uma rua só com as grifes mais caras do mundo. Em uma praça na Gorlero você também encontra uma feirinha de artesanato com algumas lembrancinhas de lá.

Como disse, Punta é muito mais do que isso, tem outras praias, cassinos, shopping e baladas. Se você se hospedar por lá terá mais oportunidade para conhecer tudo, o que para mim, não era interessante.

Resumindo: Punta del Este é uma prainha bonitinha, fria, que venta pra caramba (você já viu alguém na praia de luva e cachecol? eu usei isso lá), e cara, muito cara. De fato, cidade para bacana, onde não se tem muito o que fazer, a não ser as baladas noturnas que agitam a galerinha. Se você curte muito um agito, é legal ficar por lá. Se não está nem aí pra isso, melhor mesmo é ficar em Montevidéu e, como eu fiz, apenas tirar um dia para dizer que conheceu Punta.





Um comentário:

  1. Silvia,

    gostei muito do seu texto e principalmente das dicas e fotos! Obrigado! Eu estava em dúvida se eu deveria ir direto para Punta ou se iria primeiro para Montevidéu e depois um passeio para Punta... Lendo suas dicas, já me decidi. Obrigado!!!

    ResponderExcluir