BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Feliz apagão para você também!

E como não era de se esperar, 18 estados do Brasil e mais algumas cidades do Paraguai ficaram sem luz ontem (10/11). A pergunta que não quer calar hoje pelas ruas é: “Onde você estava na hora do apagão?”.


Pois é, o assunto hoje é só esse. Muita gente acabou prejudicada na hora de voltar para casa, e eu só fiquei agradecendo por já estar dentro da minha na hora do blackout.

Tudo aconteceu por volta das 22:13 horas, quando primeiro veio um pequeno apagão e logo a luz voltou, e depois veio a escuridão total. Em princípio, acredito que todos pensaram que foi apenas uma falta de luz na região. Foi isso mesmo que eu pensei. No início, achei que fosse só no prédio onde moro, depois vi pela janela que o bairro todo estava sem luz. Logo minha mãe me liga e diz que no bairro onde mora também estava escuro, e os parentes do interior também confirmaram que estavam no breu. É isso aí galera, todo mundo às escuras.

Tratei de ligar meu radinho MP3 para tentar entender o que estava acontecendo. E não havia uma resposta clara sobre o escuro, ou melhor, sobre o acontecido. A culpa ainda era do mau tempo que teria se formado lá pelas bandas de sabe Deus onde...

Eu não podia deixar de pensar nas pessoas que ainda estavam na rua nessa situação. Ainda era cedo, tinha muita gente voltando do trabalho e da escola. E a gente sabe muito bem que no escuro a baderna é maior ainda. Sem semáforos, dá para imaginar como ficou o trânsito. Não tinha trem, nem metrô. Pessoas ficaram presas nos elevadores. Nos hospitais, o pânico era geral, pois pessoas dependiam de máquinas ligadas para sobreviver, e nem sempre o gerador aguenta toda a barra.

Mas a preocupação maior eram os assaltos. Muita gente (má) acaba aproveitando a situação e a escuridão para praticar atrocidades por aí. E muitos acabaram sendo vítimas.

A explicação para o fato, segundo Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, foi a queda de três linhas de transmissão da hidrelétrica de Itaipu.

Em 11 de março de 1999 também aconteceu um grande apagão no Brasil. Lembro-me na época que também tive a sorte de estar dentro de casa na ocasião. E que sorte...A baderna também foi grande naquele dia, e a confusão criada por conta de algo que ninguém entendia, mais ainda. Tinha gente que achava que era o fim do mundo chegando!

Com tudo restabelecido, agora fica o medo nas pessoas da situação acontecer de novo. Mas como tudo acontece quando estamos desprevenidos, vamos aguardar quando será o próximo apagão. É, porque pelo jeito, daqui a pouco vai virar evento como a Copa do Mundo né, só que de dez em dez anos. Até lá, lembre-se de deixar velas e lanternas em lugares fáceis, e de não sair de casa com o celular descarregado. E torça para estar num lugar legal, ao lado de alguém legal quando o evento acontecer. E bom apagão para todos!


Fonte: Site IG

Um comentário: