BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Minha homenagem aos 120 anos da Avenida Paulista

Avenida Paulista (Foto:Wikipedia)
 Hoje está fazendo aniversário um lugar que me é muito especial. São 120 anos de história na cidade de São Paulo, onde o símbolo deste município, a Avenida Paulista, impera como o lugar mais conhecido e frequentado por paulistanos e turistas.


A avenida não me é especial só por sua fama e modernismo, e sim porque vivi cerca de 20 anos da minha vida bem ali. Vi a Paulista crescer, modificar, modernizar. Quando me mudei para lá tinha por volta de 2 anos, era uma bebê, mas lembro-me de cada casarão que foi destruído, cada prédio que foi crescendo e imagem que foi modificando.


Naquela época, na década de 70, ainda não existiam tantos prédios. Podíamos compartilhar de muitos casarões que contavam a história de como tudo começou. As ruas ainda eram mais estreitas, estavam sendo alargadas, mas já contávamos com pontos importantes como o Masp, Conjunto Nacional, o Parque Trianon, e alguns pequenos shoppings como o Center 3 e o Top Center.


Além de morar, também estudei naquela avenida, na escola “Rodrigues Alves”, que até hoje ocupa lugar em seu endereço, com a arquitetura antiga na frente, e o prédio que foi ampliado na década de 80, logo atrás.

Viver e estudar na Paulista tinha suas vantagens e desvantagens. Em época de comemorações, como jogos da Copa do Mundo, finais de campeonato de futebol, fim de ano, e outras datas, víamos a avenida interditada. Era um grande motivo para brincarmos na rua, para vermos o trio elétrico de Dodô e Osmar passar e dançar ao som das guitarras elétricas e músicas alegres.


Paulista antes de seu alargamento (Foto:Wikipédia)
Mas também tínhamos que aguentar manifestações que interditavam o trânsito, causavam um congestionamento tremendo, barulho de ambulância, de bombeiros, poluição....


A avenida se modernizou, sua história mudou com a derrubada das casas dos barões do café, mas ainda mantém o charme que leva muitos a quererem transitar por ela.


São 120 anos de Avenida Paulista, o símbolo de uma cidade que não para, e que veremos cada dia mais ser a grande referência em modernidade e história. Feliz 120 anos, Paulista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário