BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conheça o charme de Paranapiacaba




Bem pertinho de São Paulo, mais precisamente em Santo André, está localizada a vila de Paranapiacaba, também conhecida como Vila Inglesa, devido ao seu charme e densa cerração que existe na cidade, muito parecida com a que existe em Londres, além das casas no estilo inglês construída para servir de moradia aos trabalhadores da ferrovia. Na estação, um relógio bem ao estilo Big Ben acaba de dar o charme ao lugar.

O local que era chamado inicialmente de Alto da Serra recebeu grande ajuda do Barão de Mauá, que investiu na implantação da ferrovia Santos-Jundiaí na época da expansão do café. Com o fim da concessão da São Paulo Railway Co., em 1946, a vila entrou em decadência. Hoje, vemos uma pacata Paranapiacaba que é dividida em dois pontos: a parte alta e a parte baixa. A parte alta teve um desenvolvimento diferente, é mais moderna. Já a parte baixa continuou com os aspectos ingleses e é o charme local.

Visitei a vila em um dia de Festival de Inverno. Fui bem cedinho, deixamos o carro numa espécie de bolsão de estacionamento e um ônibus nos levou de graça até a parte alta da vila.
O local é realmente muito bonitinho, casas bem conservadas, apesar da idade, e a vila bem pequenininha. Você conhece tudo ali na primeira parte do dia.
Como não é uma cidade, com todos os itens necessários para o turismo, você deve levar em conta que algumas coisas são meio precárias por ali. Existem umas poucas pousadas para quem deseja pernoitar, mas nenhuma delas com luxo.
Para comer, você encontra também poucos restaurantes. Todos eles oferecem uma comida mais caseira, daquelas que estamos acostumados a comer no dia a dia. Nada caro, preço acessível (e olha que fui no dia de festival), porém nada exuberante ou diferente.
Paranapiacaba é legal para passar um dia agradável ou fazer trilhas. Dizem que em algumas delas você consegue avistar a cidade de Santos lá de cima. Eu não fiz nenhuma, pois fui apenas para conhecer o local mesmo. Mas há um parque, o Nascentes de Paranapiacaba, que é muito agradável, e lá eles também oferecem trilhas.

Também não fiquei para assistir aos principais shows, que seriam mais tarde. Vi algumas bandas que se apresentaram, e logo quando eu estava indo embora a vila começou a lotar. Daí o que vi foi um congestionamento terrível, o povo tentando chegar e tendo que ter paciência. Disso, tiro que quem pretende ver o evento até o final, melhor chegar mais cedo. É mais garantido.

Paranapiacaba é um lugar legal para se conhecer e tirar fotos, que num modo geral, ficam lindas. Só lembre-se que não tem estrutura turística, portanto, se gosta de lugares com mais movimento e que ofereça grandes praças de alimentação e compras, lá não é o lugar. É pra quem curte a natureza e aquela calmaria do interior.


Dicas para curtir Paranapiacaba:
Como ir: de carro, ônibus ou trem, que sai da estação da Luz
O que fazer: trilhas, passear na pequena vila e conhecer o charme inglês que ela tem, tirar foto da antiga ferrovia, inclusive do relógio que imita o Big Ben londrino
O que levar: roupas leves e quentes, porque lá faz um friozinho danado; tênis para caminhada, porque o local ainda tem ruas de terra; dinheiro, porque nem todo o comércio aceita cartões.
O que comer: não há comida para se escolher no local, num modo geral, você encontra porções e o básico arroz e feijão com carne ou frango. A fruta típica é o cambuci, que você encontra nas versões suco e sorvete.

Ao fundo, detalhe da parte alta da cidade

4 comentários:

  1. Que lembrança deliciosa ! Eu estive lá com meus filhos pequenos, fomos de trem, levei lanches e fizemos um piquenique. Eu tive um professor na PUC que fazia trabalho voluntário em Paranapiacaba e estimulava os alunos a fazerem uma visita também. É muito bom saber que a cidade ainda tem seu charme !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que pena que eu moro longe viu...mas se for em SP algum dia não esquecerei de tentar visitar este lugar! consigo sentir o cheirinho..sei la hahaha

    bjk e bom fds

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de conhecer, e com suas dicas só reforçou o desejo. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Realmente! Vale muito a pena conhecer Paranapiacaba! É um lugar mágico!

    ResponderExcluir