BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os 20 anos da MTV


Em outubro de 1990 foi ao ar a MTV Brasil, uma emissora destinada a exibir conteúdo musical assim com a americana MTV (Music Television).
Lembro-me como foi: a emissora iria entrar no ar como UHF, e naquela época, nem todas as tvs dispunham dessa modalidade, era necessário comprar uma antena para poder sintonizar a emissora.
Eu era fanática por música, sabia muito do assunto na época (era adolescente nos anos 90). Assistia sempre ao “Clip Trip”, antigo “Realce” na tv Gazeta, programa que só apresentava videoclipes, e logo que soube que a MTV iria estrear no Brasil, fiquei eufórica.
Michael Jackson, Madonna, New Kids on the Block e as bandas grunges como Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots entre outras eram o sucesso no momento, e seus clipes rodavam quase o dia todo na emissora.
Foi a época dos VJ´s , ou vídeojockeys, que apresentavam a programação da MTV. Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Luis Thunderbird e Zeca Camargo foram alguns dos primeiros VJ´s que conhecemos.
Para mim, a MTV era perfeita, ótima distração para quem gostava de música e de videoclipes. Mas com o passar do tempo, ela deixou de ser a “music television” que conheci.
Hoje, a MTV tem uma programação direcionada aos jovens, com conteúdos diversificados como futebol, relacionamentos, talk show, sexo e outros temas. Música? Muito pouco. Em meados de 2007 a emissora passou por uma reformulação em sua grade, e chegou-se a conclusão que os clipes não eram mais o que chamava atenção em sua programação.
Não assisto mais a MTV, na verdade raramente vejo algo por lá, justamente após essa mudança o canal deixou de ser interessante para mim. Ainda bem que hoje temos outras fontes, como o YouTube e canais como o MultiShow para assistir aos clipes.
Não sei se a programação está legal agora pra quem a segue, mas o conceito de tv musical está bem longe da MTV. Mesmo assim, parabéns a emissora pelos seus 20 anos, que foi um marco na adolescência de muitos, como eu.

Um comentário:

  1. Eu lembro tão bem qto a MTV estreou! Isso mostra como estamos velhas!
    Eu gosto do Marcelo Adnet, acho ele ótimo! É a única parte da MTV que ainda assisto.
    Silvia, posta uma fotinho das meninas vai! Queria ver como elas são!!
    bjos

    ResponderExcluir