domingo, 31 de outubro de 2010

O que significa o “Halloween” para você?


Hoje é comemorado o “Dia das Bruxas”, o famoso Halloween. A festa tem sua origem em países anglo-saxão, como Irlanda, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos, onde a tradição é mais forte.
Nesse dia, pessoas se vestem com fantasias, principalmente com as de bruxa e drácula, e vão para as ruas festejar ou até mesmo em bailinhos particulares.
As crianças também aproveitam a noite de Halloween para pedir doces na vizinhança em troca de aprontar uma grande travessura.
Existem muitas versões de como a data teria se iniciado. A igreja católica diz que seria uma data reservada para comemorar o Dia de Todos os Santos, em 1° de novembro. Como era feita uma vigília, ela começava na noite de 31 de outubro. Inicialmente, o nome da vigília era All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando com o tempo a virar uma festa e se chamar Halloween.
Vemos muito como é o dia de Halloween em filmes americanos, pois como disse, a festa é muito tradicional por lá. E de tanta divulgação que fazem sobre isso, a festa já está começando a virar tradição em outros países pelo mundo.
No Brasil, por exemplo, começou timidamente, devido as escolinhas de inglês existentes por aqui, que passaram a patrocinar a festa que hoje já tomou conta da data.
Aqui onde moro vi várias crianças fantasiadas, com saquinhos nas mãos, batendo de porta em porta pra pedir docinhos, assim como acontece nos EUA.
Tudo bem, é válido, interessante, mas não querendo polemizar, não é uma festa brasileira. Digo isso porque acho engraçado como brasileiro dá valor para as coisas de fora e perde sua própria identidade. Sim, porque a cultura e o folclore brasileiro, como festa junina e até mesmo o carnaval, estão perdendo sua identidade. Eles já não acontecem como antes.

Carnaval também era a nossa festa à fantasia. Quem você vê fantasiado agora no carnaval? Festa junina era a nossa festa caipira, onde também víamos pessoas vestidas a caráter, com aquelas roupas xadrezes, chapéus de palha e maquiagem forte com pintinhas. Também era uma oportunidade do povo se fantasiar, mas onde você vê isso hoje? Só nas escolinhas, prézinhos e maternais. E aí o povo quer se fantasiar numa festa tradicional americana. Vai entender...
Nada contra o Halloween, só acho sim estranho que queiramos fazer das tradições dos outros uma coisa mais legal do que as nossas. Para mim, a festa continua sendo estrangeira. Não curto. Sei que hoje muitos estão curtindo a idéia. Mas como disse, não quero polemizar, apenas mostrar que também temos festas e oportunidades para fantasiarmos e festejarmos.

E pra você, o que significa o Halloween?


Fonte pesquisa: Wickipedia

2 comentários:

  1. A questão de valorizar o que vem de fora faz parte da tradição de um país que foi colônia e que durante anos acreditou que o "importado" é melhor.

    Isso está mudando em relação, a produtos, serviços, tecnologia, saúde, entre outros ramos, porém na questão da tradição é o inverso. Cada vez mais se copia o que vem de fora deixando de lado o que é nosso.

    Por exemplo, nem todos percebem porque nosso Papai Noel usa roupas de neve num país tropical durante o verão...rs

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado Hugo, nosso Papai Noel é outro exemplo de cópia de fora. E isso vem desde há muito tempo...

    ResponderExcluir