BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Por que o remake de Saramandaia não está dando certo



Desde que o remake do sucesso dos anos 70, a novela Saramandaia, estreou, os índices de audiência vêm caindo a cada dia.

A novela era esperada por uma leva de fãs que curtiram João Gibão e suas asas, assim como os romances e curiosidades que faziam de Saramandaia um eterno sucesso global. Mas o que deu errado aqui para a audiência cair tanto?

Estive vasculhando vários sites na internet pra entender o que acontece. Confesso que, apesar de nunca ter assistido a novela à época, fiquei interessada por acompanhar o remake. No começo, tava até curioso, mas hoje não dá mais.

A trama parece enrolada, não convence em seu humor, os romances são travados e sem graça, e para mim acabou caindo no desinteresse.

Conforme o que analisei de fãs da novela, uma porção de coisa caiu no descontentamento com esse remake. A começar pelo tema de abertura. Em 1976, quando a novela de Dias Gomes foi ao ar, “Pavão Mysteriozo”, interpretada por Ednardo, era o tema de abertura. Atualmente, o tema é apenas instrumental.

Segundo Ricardo Linhares, responsável pelo remake, a música combina melhor com o estilo inovador e jovem da novela. Bom, sabemos que temas de abertura de novela são marcantes, e que time que está ganhando não se mexe, então...

Outra coisa foi mexer na personalidade de alguns personagens e na história, e até mesmo acrescentar personagens que não existiam na anterior.

Eu penso assim: quando somos fãs de algum programa, ou mesmo filme e novela, gostamos do que vimos e de alguma maneira aquilo ficou marcado em nossa memória como algo até sentimental.

É difícil um remake realmente conquistar os fãs, mas isso acontece. Porém, tem que ser feito bem ao pé da letra ou de uma maneira que convença que o novo realmente está melhor.

Outras novelas na mesma faixa de horário, como "O Astro" e "Gabriela", remakes de antigos sucessos também, tiveram melhores audiências e menos críticas, porém Saramandaia parece ter perdido a mão mesmo. Dá até pra dizer que Dias Gomes está “se revirando no caixão” nessas horas, como diz o dito popular.

O pior é que a Globo já vem especulando o remake de sucessos como "Tieta", "Xica da Silva" e até "Roque Santeiro". Para tudo!!! "Roque Santeiro" é a melhor novela que a Globo exibiu, e se estragarem essa relíquia eu vou ficar muito brava.


Na boa, ainda acho muito cedo para regravar essas novelas. Os atores ainda estão aí, alguns quase que poderiam refazer o próprio personagem. Globo, por favor, vamos deixar isso para mais tarde. Bem mais tarde.


4 comentários:

  1. Pena que essa refilmagem não anda indo bem na opinião pública. Gosto muito e não perco um episódio sequer. Está longe de ser espetacular, mas para mim está bem melhor do que "Gabriela". Fazer o quê?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, você foi o único até agora que disse pra mim que gostou. Mas é aquilo, né, opinião da crítica não conta como um todo, muitas vezes já me peguei gostando do que a crítica falou mal.
      Abraço!

      Excluir
  2. Eu nem posso opinar pq não vejo, até pq é muito tarde que passa. Agora pelo amor de Deus concordo com vc não mexam com Roque Santeiro!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Tbm acho que essa refilmagem está um pouco desconcertada apesar de não ter assistido o original,mas pelo que meu parentes que viram o original disseram,a antiga versão me pareceu muito mais atraente!

    Amei seu blog e já to te seguindo!
    o meu blog é o http://soltandooosbichos.blogspot.com.br/ dá uma passada lá

    ResponderExcluir