BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

terça-feira, 22 de março de 2011

Minhas reflexões ao Dia Mundial da Água


Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A data é comemorada, se assim podemos dizer, desde 1993, quando foi então criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Fico pensando se sabemos de fato usar dessa preciosidade que temos “ainda” acesso. Vejo pessoas desperdiçado água como se fosse lixo, jogando pelas calçadas por horas e horas.
Vemos o quanto está complicado se conseguir água limpa e tratada em alguns lugares do mundo. Alias, não é preciso ir tão longe. É só vermos nossos irmãos do nordeste. Lembra-se da época das secas por lá? Pois é, ainda hoje é assim. Poucos são os lugares onde a água é encontrada em abundância.

A água, tão desejada pelos que não a têm fácil, causa também devastação e mortes em algumas ocasiões. Os tsunamis ou maremotos, ondas gigantes formadas geralmente por alguma falha ou tremor no fundo do oceano, causaram mortes e destruição em cidades do Japão recentemente.

E quanto tempo você demora a tomar banho? Um banho muito demorado, além de estragar a pele tirando sua camada protetora, também desperdiça litros de água sem necessidade. Com o máximo de 15 minutos, você consegue tomar um banho refrescante e perfeito.

E para limpar a casa? Será mesmo necessário deixar a mangueira ligada direcionada ao chão enquanto você conversa ou olha o tempo? Definitivamente não. A água sozinha não faz esse trabalho, é necessário o uso da vassoura para ajudar a  limpar o chão (a não ser que você tenha daquelas máquinas à vapor) . Além de mais fácil, é eticamente correto.

O Brasil é um país abençoado, onde podemos usar e abusar de praias, piscinas e tomar mais de um banho por dia. Mas saiba que nem todos os lugares são assim. Na Europa, por exemplo, em alguns lugares nem é hábito tomar banho todos os dias para não desperdiçar muita água. A gente ainda pode ter esse privilégio e não dá a mínima atenção.

No Dia Mundial da Água, quero uma reflexão para o que de fato ela representa para todos nós, humanos, animais e vegetais. Vamos aproveita-la como se deve, e respeitar a natureza não a desperdiçando. Sem água, não vivemos.

2 comentários:

  1. Excelentes reflexões ! As pessoas precisam se conscientizar que a água pode acabar um dia, vamos economizar !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. você está certo, a água deve ser consumida de forma responsável

    ResponderExcluir