BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Desenho para adultos e desenho para crianças: há diferenças



Recentemente há uma discussão que aponta que cada vez menos desenhos animados são apresentados na grade de TV aberta. Programas culinários, de entretenimento e fofoca vem ocupando a grade diária que era, antigamente, direcionada a desenhos infantis.

Na década de 80 e 90, o que mais se via na TV eram programas infantis de auditório, como Xou da Xuxa, Clube da Criança, Show Maravilha, entre outros, e com eles uma programação infinita de desenhos animados.

No último dia 17, a Folha de São Paulo publicou em sua edição on line a matéria “Programas infantis rendem menos às emissoras da TV aberta do que no passado”, onde cita alguns poucos desenhos que ainda estão presentes nas emissoras. Citam ainda desenhos como "Os Simpsons" e "Futurama", que são apresentados na Band, desenhos esses, aliás, direcionado para uma categoria adulta.

Existem muitos adultos que curtem um desenho infantil, mas o desenho para adulto definitivamente nada tem para o público infantil. Linguagem e cenas mais depravadas, insinuações sexuais, problemas sociais, são o que geralmente recheiam esse tipo de animação.

"Os Simpsons" e "Futurama" são um bom exemplo disso, assim como existem outros, que geralmente são apresentados em TV fechada, como "South Park", "Uma Família da Pesada", "American Dad", e por aí vai.

Ótimo entretenimento adulto, porém, devido sua linguagem, jamais deve ser indicado para o entretenimento infantil.

Se na TV aberta a coisa está escassa, em contrapartida, a TV paga investe cada vez mais em canais direcionados aos pequenos. Recentemente, a Globo lançou o canal Gloob, com animações até mesmo antigas, como "Popeye" e "He-Man". Fox Kids, Cartoon Network, Discovery Kids, Boomerang e canais Disney são exemplos que cativam a gurizada durante as 24 horas, se necessário.

O que significa que se os pais querem canais de qualidade e 24 horas disponíveis para atender a necessidade diária de seus filhos, terão que apelar para o pago, pois em canais abertos o que menos se vê hoje em dia é desenho e programação infantil. Uma pena, tendo em vista o tipo de programa que vemos ocupar seu lugar na grade de cada emissora.


Para ver a matéria da Folha de São Paulo, clique aqui.



South Park: Animação onde crianças têm comportamento nada aceitáveis.
Definitivamente, um desenho adulto

8 comentários:

  1. Não tenho filhos, mas está claro que cada vez mais as crianças são tratadas como adultos, não só pela programação da tv, mas até mesmo os pais vestem as crianças como adultos, criam agendas diárias para os filhos, os pressionam para terem "sucesso" na escola e nos esportes, ou seja, a infância cada vez mais é deixada de lado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, Hugo, as crianças estão sendo tratadas como adultos e esquecendo o que é ter infância. Triste.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro desenhos como Os Simpsons e South Park, mas são indiscutivelmente adultos. Achar desenho animado para divertir a criançada na tv aberta está complicado. Na tv paga tem ótimos canais de desenhos e programação infantil. Na tv aberta eu só acho possível garimpar bons programas educativos na programação da TVE e Cultura. Quando minha filha era pequena ela adorava programas da TV Educativa como Castelo Ratimbum, X Tudo, Catavento, Pandorga. A programação divertida e educativa desses canais é bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Na minha infância era só desenho de manhã cedo. Não perdia um episódio sequer dos meus desenhos preferidos. Os tempos mudaram, e drasticamente. Para começar pelo formato das animações. É bem verdade que se você não tiver tv paga hoje, há poucas opções. O mundo em geral está amadurecendo muito mais cedo como o Hugo afirmou. O efeito disso para o futuro é de certo modo preocupante.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Isso sem falar na programação evangélica, que termina de ocupar todo o espaço!!

    Realmente acho que as crianças não têm tanta coisa disponível para elas como tínhamos antigamente. Além disso, já não podem sair para brincar na rua como fazíamos, é muito perigoso... só resta a elas a internet... e pais que têm condições de pagar TV fechada! Talvez a Cultura e a Futura ainda tenham muita coisa interessante às crianças!

    Mas, cá entre nós, esses desenhos adultos, para nós, são muito divertidos! Dou altas risadas!! Adoro Simpsons, Futurama, American Dad, Family Guy... Mas para crianças, eu jamais indicaria!! Aliás, acho errado Futurama passar a tarde na Band!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. eu nasci em 2000 estou na conta da minha mãe e é verdade antigamente passava muito mais desenhos e depois que tiraram tv globinho ficou horrivel esses desenhos com shout park e familia guy nunca assisti na vida mas ouvi falar que são desenhos pesados mais simpsons não tem nada de mais passava todo dia na tv globinho e eu assisto até hoje na band e futurama também não tem nada de mais criança pode assistir sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo que Simpsons e Futurama sejam desenhos infantis, Licia. Eles têm referências mais pesadas, falam de política, sexo e comportamento adulto, então são sim desenho para adultos. O que ocorre é que são um pouco mais leves do que South Park, que usa mais de palavrões e cenas ousadas.

      Excluir