BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conhecendo o Santuário de Aparecida




Aparecida é uma pequena cidade da região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A cidade surgiu às margens do rio Paraíba, quando pescadores jogaram suas redes para pesca e acabaram por resgatar a imagem do fundo do rio.

Com o excesso de romeiros que queriam pedir suas graças à imagem, foi construída uma capela e depois uma Basílica, sendo esta substituída por uma outra maior nos anos 80.

Com capacidade de receber até 70 mil fiéis, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebe diariamente muitos romeiros, tendo missas celebradas até às 18h. O lugar é muito sereno, e mostra a fé do povo que vai, muitas vezes, em busca de milagres ou agradecimentos às graças recebidas.

Há uma sala muito interessante na Basílica, uma espécie de museu onde objetos são deixados por aqueles que tiveram algum milagre alcançado ou simplesmente por agradecimento e fé. Vi várias camisetas de jogadores de futebol, atletas de todos os tipos, atores, boiadeiros, e muitas muletas ou próteses de pessoas que teriam conseguido sua mobilidade de volta e acabaram deixando lá o que seria o troféu de sua graça alcançada.

Outra coisa curiosa nessa sala é que ela é toda forrada de fotografias de pessoas que, provavelmente, enviaram suas fotos como agradecimento. É bem interessante ver como estas fotos foram aproveitadas na sala.

Logo abaixo da Basílica Nova, o bolsão de compras
Mas Aparecida não é só o Santuário. A cidade faz parte das estâncias turísticas do estado de São Paulo, e oferece hotéis e restaurantes para seus visitantes. Há lugar para todos os gostos e bolsos.

O que também move Aparecida é seu “bolsão de compras”. Até parece um mini Paraguai. Tem de tudo, além de imagens de santos e camisetas estampadas com os mesmos santos, você também encontra objetos eletrônicos, brinquedos e até roupas de cama, mesa e banho. Sendo uma cidade turística, o local também é bem procurado pelos que querem fazer compras e pagar mais em conta.

Sendo ou não católico, é um lugar  muito interessante para se conhecer. Confesso que nunca havia ido, mas achei o lugar calmo, com uma radiação de fé impressionante. 



6 comentários:

  1. As fotos da chamada "Sala dos Milagres", também são de pessoas que pedem ajuda, principalmente em questão de saúde.

    Fui várias vezes com meus pais quando era criança e depois voltei há mais ou menos dez anos, quando ficou claro que o local se transformou num grande comércio, onde tudo tem um preço.

    O passeio é interessante em dias comuns, fora de datas religiosas, o que deve transformar a cidade numa grande bagunça.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por lembrar, Hugo, é Sala dos Milagres o nome da sala onde estão as fotos.
      Realmente, o comércio é muito grande no local, ainda assim é possível sentir uma boa vibração em dias comuns.
      Abraço.

      Excluir
  2. Eu ainda não conheço e olha que passo bastante por esta regiáo, já que é caminho para ir ao RJ. Tenho vontade de conhecer.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vá sim, Eva, achei bem interessante a estrutura do lugar.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço. Tenho muita vontade de conhecer... deve sermuito bonita esta cidade.

    Lá no blog tem sorteio para gateiras de carteirinha. Vem e participa. Estou te esperando. Miauuuuu

    ResponderExcluir
  5. Meu pai é devoto de Nossa Senhora Aparecida. Esse ano mesmo estivemos lá para agradecer uma graça alcançada.
    Beijos

    ResponderExcluir