BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

domingo, 28 de outubro de 2012

Valparaíso e Viña Del Mar – O Pacífico é logo ali!


Nosso país é banhado apenas pelo Oceano Atlântico, daí fica sempre aquela vontade de conhecer outros mares. E, claro, o Pacífico está logo ali, do outro lado do continente. Vai ao Chile? Não deixe de conhecer Valparaíso e Viña del Mar, duas cidades banhadas pelo Pacífico.
Praia de Viña del Mar
As cidades fazem parte do litoral central chileno.  Distantes 120 km de Santiago, a primeira é uma cidade portuária, e a segunda é a praia de curtição chilena. Valparaíso, à primeira vista, parece um emaranhado de casas sobrepostas em um morro. Muita gente vai e acaba não gostando, mas eu ainda acho que vale a pena uma visitinha.

Lá você encontra a casa de Pablo Neruda – La Sebastiana -, que fica num ponto estratégico com uma bela vista para o mar. Outra atração da cidade é o “ascensor”. Uma espécie de elevador que te leva para cima dos morros, já que a subida às vezes é cansativa.

Porto de Valparaíso
Cidade portuária é sempre parecida, muito movimento de marujos e trabalhadores, quase nenhuma beleza nos arredores do porto. Mas posso garantir que a visão obtida pelo Paseo 21 de Mayo te proporcionará uma bela recordação. Você vê ali toda a extensão do porto e da cidade, além de aproveitar para comprar uns “regalitos” (lembrancinhas, em espanhol) em várias barraquinhas que estão pela expansão da rua. O precinho é bem convidativo, difícil sair dali sem levar um cachecol, gorro ou luva (vale a pena).

Uns minutinhos adiante de Valparaíso você chega em Viña del Mar, onde realmente poderá curtir as praias do Pacífico. Mas vá sem muita empolgação para entrar na água, pois mesmo em dias quentes do verão, elas não costumam passar dos 12ºC. Portanto, a não ser que seja surfista ou curta uma água gelada, não vai querer enfrentar o mar. A solução é colocar o pezinho e pronto...já pisei nas águas do Pacífico!

Viña del Mar é bem mais interessante e sofisticada que Valparaíso, pode ter certeza. Viña conta com boas lojas, shopping, restaurantes, cassinos e casas noturnas. Se você pretende ir à região para se hospedar, opte por passar por Valparaíso e dormir em Viña.

Detalhe praia de Reñaca
Como pontos turísticos em Viña, não deixe de conhecer o Reloj de Flores, cartão postal da entrada da cidade.  O Museu Arqueológico Francisco Fonck abriga, logo em sua entrada, uma estátua conhecida como moai, originária da Ilha de Páscoa. Ponto de fotos por todos os turistas. 

 A praia mais famosa de Viña é Reñaca, conhecida por suas praias limpas e orlas com leões marinhos. Os prédios ali construídos são em forma de degraus, mais uma peculiaridade local.

Ficou interessado em conhecer o lado do Pacífico? Anime-se, porque você pode hospedar-se em Santiago e fazer esse passeio em apenas um dia. Por ônibus ou carro, a viagem dura cerca de 2 horas e te proporcionará uma visita inesquecível.


Dicas para conhecer Valpo e Viña


- Como eu disse, dá para fazer tudo em um só dia se você estiver hospedado em Santiago. Fiz isso optando por pagar um city tour pela empresa RodoTour. Paguei cerca de 100 reais* e não tive dor de cabeça. Contratei o serviço na estação Universidad de Santiago e fui de ônibus da TurBus até Valparaíso. De lá, uma van fez o city tour, passeando por Viña e depois por Valpo.

Museo Fonck e seu moai
- Se você optar por ir de carro, é só pegar os mapas para se localizar. Se optar por se virar sozinho de ônibus, também poderá faze-lo, mas achei os pontos turísticos meio distante uns dos outros, o que talvez te dificulte para conferir muita coisa. Há trem e ônibus que te levam de Valpo para Viña, e vice-versa, além de você poder optar para voltar a Santiago de qualquer uma das duas.

- As lembrancinhas são bem em conta mesmo nas ferinhas do Paseo 21 de Mayo. O que não achei nada barato foi a tal pedrinha lápis lazuli, que você encontra em todo o Chile. Uma pedrinha azul com um preço bem salgado.

Reloj de Flores
- O city tour nos levou até Reñaca, um lugar muito bonito, com possibilidades de se avistar leões marinhos em pedras. A única coisa feia ali é o preço da alimentação. Se você é daqueles que sai de casa desprevenido, terá que desembolsar uma boa grana para um almoço. Se o que te restou foi pagar o city tour para aproveitar mais o local, leve uns lanchinhos em uma mochila. Isso poderá ajudar a amenizar seus gastos. Do mais, ao final do passeio, tente passar num shopping em Viña. Comida de shopping é sempre mais acessível...

Leões marinhos na praia de Reñaca
- Não há muita coisa para se fazer no litoral, portanto, a não ser que você realmente queira se hospedar no litoral, a boa pedida é usar um dia de sua estadia para conhecer as cidades.










Vista do porto de Valparaíso no mirante 21 de Mayo








Feirinha de artesanato do Paseo 21 de Mayo






























 
*Valores referente setembro 2012



5 comentários:

  1. Parabens pela matéria, colega. Ótimas dicas dessa região, que possue atrações peculiares. Um outro lado do nosso continente que nós brasileiros temos pouco contato. Jaziel

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de viagem!!! Quando fomos o relógio estava em reforma, uma pena.
    E me fala o que é essa água congelante do pacífico?! Coloquei só os pés e em menos de um minuto eu não sentia mais meus dedos! rsrs
    Amei a casa do Neruda de Valpo, super diferente, ousada, excêntrica! Assim como ele!
    Amei o post amiga, parabéns!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sílvia, adoro o jeitinho observador como você descreve os lugares...lendo, parece que estou lá...sonhandoooo...acredita que até senti a água gelada nos meus pés???

    Como gosto de viajar, de conhecer, de observar!!

    Tenha uma linda semana,
    beijinhos,

    Lígia e turminha:))

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Seu blog é muito legal,tem muita coisa interessante,gostaria de ter seu blog divulgado em um Portal?, isso mesmo, ´Portal de Blogs Teia, um divulgador de blogs de qualidade ,assim como o seu.
    Se quiser participar é só nos visitar, é rápido e grátis.
    Eu ficaria muito feliz em indicar seu blog aos meus amigos.
    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso Animal Virtual.
    As inscrições vão de 29/10/2012 à 10/11/2012.
    Inscreva seu animal de estimação!!!
    Prêmio para o mais votado: 1 Almofada Verão.

    Saiba mais no Blog animalvirtual.blogspot.com

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir