BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crítica : Prometheus


A origem de Alien e dos humanos é a chave de "Prometheus"


No princípio eram humanoides que supostamente teriam dado origem à raça humana. Agora, os humanos querem descobrir qual a verdade sobre sua origem. Assim começa Prometheus (Prometheus), do diretor Ridley Scott, o mesmo de "Alien – O 8º Passageiro".

Aliás, esse filme seria uma espécie de pré-Alien, apontando para a origem do 8º passageiro. O casal Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Peter Weyland (Guy Pearce) se juntam à tripulação da nave Prometheus, em busca da origem humana. Eles acreditam que os humanoides daquele planeta seriam uma espécie de “criador” ou deus da humanidade.

Na nave também estão Meredith Vickers (Charlize Theron) e o robô David (Michael Fassbender), figura esquisita e enigmática desta história. Demorou para eu entender qual era a do robô. O papel dele é bem interessante, principalmente pelo misto de trejeitos humanos e falta de sensibilidade de sua parte. Na verdade, ele rouba a cena neste filme.

A arqueóloga Elizabeth também tem um papel importante aqui, e é com ela as cenas mais intrigantes do filme. Fique de olho.

De um modo geral, o filme é cansativo, meio parado e monocromático demais. Algumas cenas são meio que sem sentido, parecem até clichês de filme de terror. Mas acredito que Scott quis dar aqui uma explicação para o que antecede Alien.

Vai gostar de Prometheus quem gosta de filmes do gênero. Eu, que não gosto muito do tema, achei-o meio chatinho. Digamos que dá para assistir, mas não vale a pena pagar para ver. Mas como disse, isso se prega apenas para quem não é ligado ao gênero, porque já vi muita gente elogiando o longa. Portanto, se você gosta de "Alien", vale a pena dar uma conferida.

Em tempo: Não gostei do 3D do filme, você pode muito bem economizar essa graninha na pipoca.






9 comentários:

  1. Eu adorava alien, foi um filme que marcou e curti muito, mas ando meio desanimada de ver este pois as criticas em geral nào são das melhores e fico pensando na minha decepção dada a expectativa. AScho que vai acabar ficando para ver em casa mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Respondendo á Eva...
    Se vc gosta de Alien & Cia vá ver sem medo...é excelente!!!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. É o que eu disse: eu, particularmente, não sou fã de alien, apesar da crítica em geral não estar falando muito bem, já vi quem gosta elogiar muito. Por isso, é bom pesar isso na balança, pois se gosta do estilo, é bom dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  4. Eva, se você é mesmo fã de Alien não espere grande coisa ou vai se decepcionar, a verdade nua e crua é que mesmo depois do diretor ter falado inúmeras vezes que esta é uma franquia nova e uma outra história o filme não passa de uma refilmagem do Alien original com efeitos melhores e a inserção dos tais deuses astronautas pra procurar dar uma suposta profundidade à história do filme, mas que infelizmente não cola: o resultado é superficial e previsível.

    ResponderExcluir
  5. Alien é um clássico né! Gosto muito de filme de ficção, mas nem tanto dos que tem como tema os alenígenas! Mas acho que vou esperar sair na locadora ou baixar pra ver em casa!

    ResponderExcluir
  6. Acabei indo ver. Não me decepcionei pq já não esperava grandes coisas. O visual inicial é bem bacana, mas tem coisas sem sentido até mesmo para uma ficção cientifica. Qual biologo em santa consciencia vai brincar com um bicho de outro planeta que parece uma serpente? Quem vai entrar em uma construção desconhecida e mesmo com o ar respiravel vai tirar o capacete e ficar mais exposto ainda? E quando volta para a nave não rola nem uma deseinfecção?
    Acho que é um filme que não acrescenta nada e não tem cenas marcantes.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk verdade Eva, muito ridículo essa do biólogo querer botar a mão no bicho. Até parece né? bjssss

      Excluir
  7. Filme ótimo, tem que prestar bastante atenção nos detalhes para entender o final. Muito legal esta ideia de brincar com genética e evolução, no meu ponto de vista, claro.

    ResponderExcluir
  8. Nao é um Prequel do Alien!
    1 - O diretor ja nao é o mesmo de antes ( anda preguiçoso)
    2 - O filme é bom, mas tem muito enrolation, muitas cenas que poderiam ser cortadas de todos os lados.
    3 - O filme poderia ser contado em 15 minutos.
    Spoiler 1
    Tem muito enlatado ex.: Que diabos as expediçoes interplanetarias e intraplanetarias americanas, onde gastam bilhoes de folhinhas verdes, tem sempre que levar um retardado, um tarado, um psicopata, um casal meloso, um genio do mal, um robo com problemas existenciais,e as pessoas agem como se estivessem brigando e disputando entre si o tempo todo.ou seja, o time de futebol corintias x palmeiras.
    Spoiler x2
    Quando saem da nave, a quatrillhoes de quilometros e 700 anos dormindo ( ta 2 anos entao) saem como se já se conhecesse o caminho e tudo mais.Nada é na moral, na manha, com cuidado, de mansinho, ou seja o desconhecido ja nao é tao desconhecido assim.
    Com a tecnologia que tem, nao gravaram nada em realtime? (vide as 2 primeiras morte)

    e por fim:

    Uma coisa que eu nunca entendo é porque os motherfucker looser bitch aienigenas como descrito em praticamente todos os filmes e documentarios sobre aliens e tentativas de invasao, precisam de uma arma fodona ou um robozao, ou 700 mil naves de ataque pra correrem atras dos humanos de "carapaça inpenetraveis por micro organismos, mas penetraveis por grandes organismos" e exterminarem a base de laser ( que vc consegue enxergar saindo de uma ponta da arma e atigindo o alvo na outra) enfim com toda a tecnologia megalatica nao consegue ter a inteligencia de lancar apenas um misero e ignorante virus como o *Ebola+20% e ferrar tudo sem precisar estourar o orçamento alien intergalatico.

    Enfim Mr.Scott "Prometheu" e esqueçeu do "Pro" e nos m....!

    * Ebola+20% é um Ebolao modificado por mim com 20% a mais de eficacia que o Ebola, ja que descobri que o Ebola mata apenas 80% da cambada que ele infecta. ( vou colocar no ebay caso a comissao apocaliptica ou alienigena queira ofertar)
    Alex

    ResponderExcluir