BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

segunda-feira, 25 de junho de 2012

E porque as novelas de outras emissoras não vão pra frente?



Não tem jeito. Novela é só na Globo mesmo. Mas será que é porque as de outras emissoras são ruins mesmo ou é puro preconceito?

Quando era criança, assisti muita novela mexicana no SBT. Não, não estou falando de “Marias” ou Carrosséis da vida, estou falando de Chispita, Viviana, e outras tantas. Confesso que adorei assistir essas duas que citei. Bom, mas eu era criança, né?

Mesmo assim, sempre reservava um tempo para as novelas da Globo. E na década de 80 eram boas, hein? Hoje, já não assisto mais as novelas da Globo. Uma, porque não tenho tempo. Outra, porque acho chatas demais. Ah, o enredo é sempre o mesmo: um é o bonzinho, o outro o maldoso, o outro oportunista, e tem agora as piriguetes de plantão... Tudo a mesma coisa.

Assisti Vidas Opostas (Record) na época em que ela foi ao ar (a novela agora está sendo reprisada na emissora). Confesso que até gostei! Bem diferente do que vemos no estilo global, a violência aqui foi bem representada, um estilo diferente de se fazer novela.  O que às vezes dificulta é o elenco ser um pouco fraco.

Esse é um ponto: elenco fraco. Quem quer ser ator, quer trabalhar para a Globo. Não tem jeito. Parece que em outras emissoras, por melhor ator que seja, o negócio não desenvolve. O que me irrita é essa mania de se espelhar na “platinada”, de tudo o que ela faz, ter que fazer também. Pô, se os caras colocam novela às 21h, coloca outra coisa mais interessante para competir no horário. Porque tem que ser novela?

Acho que no quesito novela a Globo sempre estará na frente. Nada contra as outras emissoras tentarem fazer as suas também (em 80/90, a Rede Manchete emplacou novelas diferentes e se destacou no assunto), mas que tal diminuir no número de dramaturgia e aumentar em outros espetáculos? De repente, o telespectador ganhará com isso.

E você, assiste novelas em outras emissoras? E as da Globo, acha que a qualidade ainda vale a pena? Eu ainda acho que para aparecer outra Roque Santeiro, Tieta, ou Pantanal, tá difícil viu? Fora os remakes, do tipo Gabriela, O Astro, e outras que virão - como Guerra dos Sexos, que promete mexer com o horário, - o núcleo novelístico precisa de uma mudança de roteiros urgente.

4 comentários:

  1. Eu cresci vendo novelas, até pq não havia muitas opções mesmo e adorava. Hoje em dia nõa tenho mais tempo e nõa me parece que tenham surgido mais novelas tão clássicas.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. A discussão proposta é interessante e pode ser longa, já que são vários aspectos a analisar.

    As novelas são algo ultrapassado, mas como ainda dão muito audiência (lucro) para a Globo, continuam a ser um dos carros-chefes da emissora. Em relação a trinta ou vinte anos atrás, a audiência é bem menor e acredito que tende a diminuir com o passar dos anos e o aumento do acesso da população a tv por assinatura, internet, etc.

    Copiamos tudo que é feito nos EUA (muita porcaria por sinal), e algo que deveria ser copiado seria o horário das novelas. Nos EUA as chamadas "soap opera" são transmitidas durante o dia, deixando o horário nobre para seriados e outros programas.

    Infelizmente na TV aberta pouco se aproveita, novelas e programas de auditório são péssimos e até o jornalismo que poderia ser sério, na realidade manipulam notícias e informações de acordo com o interesse da própria emissora e seus parceiros.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Hugo, o horário deveria sim ser melhor aproveitado. Novela demais nessa faixa nobre é muito chato. Ainda bem que hj a Tv a Cabo é uma realidade mais próxima na vida dos brasileiros.

      Excluir
  3. Novela tem um formato muito antigo e como se estende por muitos meses, torna-se massante. Gosto mais das minisséries da Globo... algumas são muito boas, a qualidade é melhor e por durar poucos episódios, deixam saudades >.< Também concordo com o Hugo, acho que a audiência será cada vez mais baixa. Poxa, tem tanta garotada fazendo coisas legais na internet, né? Web séries, programas de qualidade, com atores profissionais... poderiam colocar coisas novas na tv, as pessoas gostam de novidades.

    ResponderExcluir