BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Castração: um ato de amor ao seu animal de estimação

Hoje foi um dia especial para a minha caçulinha Jasmin. Ela acaba de ser castrada.

Jasmin está agora com cerca de 7 meses , e antes que entrasse no primeiro cio, aproveitei minhas férias e levei-a à UIPA (União Internacional Protetora dos Animais), em São Paulo. Entre cirurgia e remédios, ficou em torno de R$ 130,00. 

Segundo a ONG, “recomenda-se esterilizar as fêmeas antes do primeiro cio, o que reduz, em até 95%, a probabilidade de o animal vir a sofrer de tumor de mama. Do mesmo modo, põe-se fim ao risco de o animal padecer de alguma patologia de ovário ou de útero. Já nos machos, a esterilização precoce evita a inflamação da próstata e dos testículos”. A esterilização pode ser feitas a partir dos 4 meses de idade do animal.

Nos primeiros dias é meio complicado quando o bichinho chega em casa. Ele fica sonolento, cai toda hora, faz xixi em qualquer lugar e até chega a vomitar por conta da anestesia. É preciso atenção a cada movimento do animal para que ele não se machuque. Mas isso é por poucos dias, depois a cirurgia ficará invisível e seu animal só tem a ganhar.

A Jasmin se comportou bem até agora, mas por ser muito manhosa e apegada comigo, só quer dormir no meu colo. Enquanto escrevo, ela está nas minhas pernas no maior cochilo. Como já postei aqui, ela foi resgatada por mim na escadaria do meu prédio, quando era quase uma recém-nascida. Eu a acolhi junto a minhas outras gatinhas, Belinha e Phoebe, e agora ela vive correndo feliz pela casa.

Castrar é um ato de amor. Evita doenças e procriação indesejada. Cuide bem do animalzinho que vive com você.

Um comentário:

  1. Eu não conhecia a Jasmin Silvia!!! Muuuito pretinha aveludada, lindaaa!!! Castrar é um ato de amor mesmo! Nos primeiros dias é complicado, elas ficam super moadinhas né....ela deve estar gostando de dormir no seu colo pq é quentinho...a veterinária me disse que depois da cirurgia eles ficam com muito frio, pra manter eles cobertos e aquecidooos...;-)
    Bjinhaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir