BannerFans.com
Click to get cool Animations for your MySpace profile

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Fim de ano: viajar ou não?






Final de ano aparece sempre aquela vontade de viajar, de curtir a virada do ano em algum lugar diferente. Mas será que é mesmo interessante viajar nessa época?

Para saber se vale a pena, você deve pesar algumas possibilidades. A principal delas é se você tem paciência para enfrentar filas, congestionamentos e muvucas.

Todo final de ano é a mesma coisa. Filas de carros para descer a serra (falando especificamente do estado de São Paulo), já que a maioria gosta mesmo é de virar o ano na praia. Se já não bastassem os congestionamentos nas rodovias, nas cidades você também enfrenta longas filas nos mercados, padarias, postos de combustível e outros estabelecimentos. E a canseira não para por aí: no caso de cidade do litoral, você ainda pode enfrentar a superlotação nas praias e quiosques, além de falta d’água em alguns lugares.

No caso de viagem por via aérea, há também longas filas e confusões nos aeroportos. Os noticiários sempre mostram o movimento dos aeroportos e rodoviárias, onde muitas vezes há transtorno por cancelamento de voo ou ônibus atrasados.

Se você deseja mesmo viajar no final de ano, a primeira coisa a fazer é se programar. Geralmente, é algo a ser pensado e decidido já na metade do ano em que se pretende viajar. Isso porque as passagens tendem a ter um desconto melhor. Em cima da hora, você corre o risco de não encontrar mais passagens ou até mesmo hotel para se hospedar.

Uma boa pedida para essa época é visitar os familiares que moram em outras cidades. Se há possibilidades para se hospedar na casa de algum parente, você já garante a estadia, tendo apenas que se preocupar com a condução. Se esta tiver que ser feita por via aérea, mais uma vez atenção à compra das passagens, que se esgotam rapidamente em épocas de feriados prolongados.

Mas caso você não goste de passar por situações de desconforto ou desgastantes, o melhor mesmo é pensar em ficar em casa e curtir o que sua cidade tem a oferecer. Final de ano, pelo menos em minha cidade, São Paulo, é a melhor época para se passear e transitar sem aqueles congestionamentos absurdos. Ruas mais vazias, lojas e restaurantes tranquilos, sem muita gente para tumultuar. A virada do ano na Avenida Paulista ainda oferece shows de graça, além da tradicional queima de fogos. Mas é um lugar pra quem gosta de muvucas, porque a avenida fica cheia e intransitável.

Uma dica legal pra quem fica ou vem pra São Paulo é conferir o Natal da Paulista. A avenida fica toda enfeitada, e já virou tradição marcar uma noite para visitar e tirar foto dos locais enfeitados e cheios de luzes coloridas.


Se este ano você ainda não se programou para o fim de ano, pense melhor para o ano que vem. Se você acha que vale a pena enfrentar os transtornos citados, já pode pensar na próxima estadia. Ou aproveite para tirar o merecido descanso para encerrar o ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário