terça-feira, 4 de outubro de 2011

Montevidéu – A primeira em qualidade de vida na América Latina



Capital do Uruguai, Montevidéu é uma agradabilíssima cidade às margens do Rio da Prata, com temperatura amena e uma população muito elegante, em sua maioria proveniente de europeus.

A cidade não é muito grande, o que ajuda em suas estatísticas sobre a violência: ela ocupa um lugar no ranking das 30 cidades mais seguras do mundo. Além disso, é o 1° lugar em qualidade de vida na América do Sul.

E pode ter certeza nesses dados. Com exceção ao centro da cidade durante a noite, que não é muito indicado para turistas, você pode andar tranquilamente pelas ruas. Existem alguns problemas com “batedores de carteiras”, mas para uma capital turística isso ainda é muito controlado.

O melhor bairro para o turista se instalar é Pocitos. Dali é possível caminhar pelas ramblas (avenidas que beiram o Rio da Prata) e conferir os costumes daquele povo tranquilo que sempre traz consigo uma garrafa térmica em uma mão e uma cuia de mate na outra.

O centro da cidade apresenta muitas praças, como a Plaza Independência, que ostenta o monumento ao herói nacional José Artigas. O Teatro Solis, o Mercado Del Porto, onde você encontra as melhores carnes para um bom almoço, e o edifício Salvo, que já foi o maior da América Latina na década de 20, também estão localizados na região central da cidade, o que facilita a visitação em apenas um dia.

A população de Montevidéu é um tanto tranquila e receptiva. Não é difícil se locomover e fazer amizade com os uruguaios. Além das carnes, que não podem deixar de serem provadas naquele país, há também o “chivito”, um lanche com bife, ovo, presunto, salada, e rodeado de batata frita, muito tradicional por lá. Para comê-lo por inteiro é preciso um apetite voraz, já que o lanche é muito grande e calórico.

Para compras o Uruguai não é recomendado, já que lá os preços não são baratos, mas sim comparáveis aos do Brasil. O mais indicado é aproveitar o tempo para visitar outras cidades do país, como Punta del Este, que fica cerca de 140 km da capital uruguaia.

Se você pensa em fazer uma viagem ao exterior onde não tenha que gastar muito, Montevidéu pode ser uma saída. Permita-se passar uma tarde agradável pelas ramblas e apreciar as suculentas carnes uruguaias, que certamente concederão boas recordações de uma viagem cheia de elegância e tranquilidade.

 
Dicas para curtir Montevidéu

Fiquei hospedada no hotel Ermitage, em Pocitos. Não entendia quando lia em outros blogs que Pocitos era o melhor lugar para se hospedar, até conhecer a cidade. De fato, é muito tranquilo e acolhedor, além de ser muito bom passear pela rambla a qualquer hora do dia. Para quem se hospeda no centro (Ciudad Vieja) ou mesmo vai até lá para passear, eles não recomendam que se faça  isso à noite, pois há alguns casos isolados de assaltos nesse período.
 
Montevidéu é uma capital não muito grande, e os pontos turísticos são bem acessíveis, e você consegue fazê-los em uns dois dias. É fácil se locomover de ônibus pela cidade, é só perguntar para qualquer cidadão para onde vai que facilmente obterá a resposta. Até para sair do aeroporto até Pocitos você pode ir de ônibus, se não tiver muita bagagem, é claro. É só pegar o DM1, ele passa em Pocitos e vai até Punta Carretas. É a maneira mais barata de ir do aeroporto até a cidade.

Para comer, aposte nas carnes do Mercado del Porto. Não é muito barato, uma refeição para dois, com carne, batata frita e vinho sai por volta de uns R$ 100,00. Mas vale muito a pena. O chivito, sanduíche tradicional do país, é uma boa pedida. Você encontra em qualquer lugar da cidade, e com o mais variado valor, dependendo da lanchonete onde pretende lanchar. Quem não pretende gastar muito poderá apelar para os famosos fast food de shopping.

Os preços uruguaios são próximos aos brasileiros, o que significa que compras por lá não valem a pena, a não ser que queira trazer lembranças, ou comprar consciente que um casaco por lá sai até mais barato em algumas lojas aqui do Brasil. Vale lembrar que por mais agradável ou ameno que seja o dia por lá, à noite venta muito, sendo necessário não esquecer agasalhos em sua bagagem.

À primeira vista, esses detalhes parecem até indicar que o lugar nem é tão interessante para se conhecer, mas depois de uns dois dias por lá você já começa a entender o porquê da cidade ser a melhor em qualidade de vida na América do Sul. Passear sem se preocupar com a criminalidade e sentir a brisa do entardecer na rambla já faz tudo isso valer a pena e deixar uma grande saudade dessa bela cidade.

2 comentários:

  1. Ótima dica Silvia, mesmo sem conhecer a cidade, sua descrição é bem próxima do que eu imaginava.

    Fica a opção para uma próxima viagem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra conhecer! É tão perto né?! Fui pra Buenos Aires e amei, quem sabe montevidéo não entra como próximo roteiro heim! Adorei a dica.
    bjs

    ResponderExcluir